Com a pandemia tivemos a explosão do ensino digital, mas de uma forma conturbada e que mais afastou que aproximou. A questão que tenho me proposto a pensar, e coloco aqui, é como usaremos os recursos digitais em sala de aula? Sem afastar. Mas acolhendo.
Será que a possibilidades das aulas online serem recurso para a aula de alunos que motivo de doença ficam afastados temporariamente da escola? E para os que estão no hospital?

Olá Pessoal,
Vou postar um material que achei muito bom.
POR UMA VIDA AFETADA – AFETOS, TECNOLOGIA E VÍNCULOS NA CONTEMPORANEIDADE - Escrito por: Maria Rita Pereira Xavier Thiago e
Tavares das Neves
Pessoal,
O que vocês acham da IA? O que nós podemos esperar com o crescimento da Inteligência artificial no mundo?
Ainda é possível deixar as crianças com suas brincadeiras e sem celular.... acredite.. somos responsáveis por promover a cultura do celular. Já pensou como podemos promover atividades coloridas e cheias de experiências sonoras, motoras e outras sem impedir o uso da tecnologia? Pode me contar?
Quanto a tecnologia, durante a semana recebi alguns comentários em meu email sobre o ChatGBT. Já respondi por email e achei legal trazer para o nosso fórum.
Vejamos:
“Inteligência artificial é mais um desafio na educação para professores”
Em 26 de janeiro, me deparei com essa matéria jornalística. Vejam:
Você já ouviu falar sobre um chatbot de Inteligência Artificial (IA) chamado ChatGPT?
Segunda a publicação, “recentemente, a ferramenta se tornou um fenômeno por possuir a capacidade de escrever bons textos em segundos.
Essa situação vem preocupando muitos professores sobre como seus alunos poderiam usar isso para trapacear em trabalhos escolares. ( por Bruna Machado do site Capitalist, 2023)
FONTE: https://capitalist.com.br/inteligencia-artificial-chatgpt-e-desafio-para-professore/
É interessante pensar que vivemos um mundo virtual e que a pandemia acelerou o que seria inevitável. Porém, como foi tudo muito corrido, ainda, não encontramos um momento para refletir e buscar mecanismos que possam agregar estas novas tecnologias. Por isso, penso eu, nos sentimos frágeis.
Alguém acha diferente? Me ajude a refletir sobre as novas tecnologias ativas no ambiente escolar.
Arlene, isso mesmo. Os espaços de educação precisam ser ressignificado. O atendimento escolar em ambiente hospitalar existe e tem sido pauta em congressos de Psicopedagogia e outros. Bem lembrado
Obrigada Tiago. Que maravilha! Uma ótima oportunidade de trazer para o espaço digital a questão da educação formal e de desenvolvimento profissional.
Penso que os espaços precisam ser significativos, capazes de gerar impactos positivos sobre e entre as pessoas. Pensados e estrategicamente construídos.
Acredito que conteúdos bons e trabalhos sérios podem se destacar em todos os lugares ( presencial ou virtual ou nos dois espaços de forma integrada) e isso não invalida nenhum recurso ou ferramenta que possa prestigiar o encontro de mais e mais pessoas.
Temos muitas narrativas e construções politicas seculares que nos impedem de rever a educação básica com o rigor que ela merece.
A educação formativa institucional que temos precisa ser revista desde a creche e isso nunca foi segredo. As crianças precisam de uma educação robusta, significativa e capaz de promover a transformação.
Pensando nisso, pensei em criar um espaço de diálogos com pessoas que cuidam de crianças (todos) para pensar formas de educar que inclua e que reconheça as diferenças na arte de educar.
E vocês? o que acham?